segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Olha a Nega Maluca!

Huuummmmm......chocolate!

Sabe aquela receitinha de bolo bem rápida, super prática e que não tem erro? Então, será o nosso post de hoje.

Tá certo que nem todo mundo gosta de chocolate (sim, existe! Conheço 3 que não gostam!), mas a dica de hoje é boa mesmo, o bolo Nega Maluca.

Sempre achei esse nome engraçado e curioso também. Estava digitando a receita e resolvi procurar a história desse bolo, google pra lá e google pra cá, achei em diversos sites com a mesma história. Bem, não sabemos se é verdade ou não e, toda história oral possui divergências ao longo do anos, mas mesmo assim eu acredito que deve ter sido mais ou menos assim:

Na década de mais ou menos 1840, uma escrava africana foi vendida para uma família de São Paulo. Todos a chamavam de nega maluca, pois não entendiam nada do que ela falava. A história diz que um dia ela estava batendo um bolo e sem querer acabou derrubando todo o achocolatado de sua patroa dentro da massa. Ainda assim, toda assustada, ela continuou batendo o bolo, levou ao forno e criou esta deliciosa receita.

Gente, ainda bem que ela errou! Afinal, a maioria das coisas gostosas foram criadas a partir de um erro.

Então vamos lá! Acho que vocês vão gostar...

Ingredientes:

- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de água fervendo

Modo de preparo:

Antes de tudo ligue o forno!

Agora despeje no liquidificador os 3 ovos e o óleo. Misture em uma tigela a farinha, açúcar, chocolate em pó, o fermento e em seguida coloque dentro do liquidificador, bata um pouco. Acrescente a água fervendo e bata até ficar liso e homogêneo.

Unte uma forma com manteiga e farinha, despeje a mistura nela e leve ao forno médio. Para saber o ponto, depois de 20 minutos verifique com o palito.

Para a calda: 

Bem, cada um gosta de um tipo de calda, mas já que estamos na gordice eu faço uma calda meio brigadeiro (até porque comigo não tem miséria, nada de calda ralinha!).

- 1 lata de de leite condesado
- 3 colheres do chocolate em pó ou achocolatado
- 1/2 caixinha de creme de leite (para ficar cremoso)





Navegando por aí, encontrei uma dica muito bacana e achei super interessante: Raspas de chocolate! Achei tão bacana que postei no facebook (temos uma nova página gente, curtam!).

Essa dica é rápida, pois sempre sobra calda na panela e para dar um charme no bolo (ou torta), que tal inovar?





Próxima comemoração ficaria lindo jogar por cima do bolo, não é? 


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário