Hoje vamos dar uma dica de receita e para isso contamos com a participação super especial de Ângela Scuto, afinal a receita é dela!
Digo que essa convidada é super especial porque ela sabe viver! Ela é linda por dentro e por fora (não estou puxando o saco, mas é o que eu acho rsrs) . E, como toda canceriana, ela é sincera (beeeem sincera!) e sensível (e coloca sensível nisso, afinal quem chora até com comercial de margarina, é ela!).
Ok.. estamos aqui para falar da receitinha, vamos falar do prato então.
O escondidinho é um prato encontrado em diversas regiões do país e tem como base a mandioca (ou macaxeira, ou aipim) e a carne seca. O nome vem daí porque a carne fica “escondida” pelo purê de mandioca.
Sua origem é um tanto quanto controversa, pois alguns acreditam que a receita tenha sido criada em Pernambuco. Para outros, o prato tem origem portuguesa, já que foram os lusitanos que trouxeram ao Brasil a técnica para dessalgar a carne seca.
Com o passar do tempo a base essencialmente de carne seca e mandioca foram ganhando novas versões e hoje há variações muito saborosas. Essas novas versões são criadas porque é preciso pensar no gosto de todos os tipos de público e também por causa ao acesso de alguns produtos.
A receita da Ângela Scuto é a mais simples, não usamos a mandioca e nem a carne seca, mas estou afirmando que é lamber os beiços, os dedos e o fundo do prato!
Vamos precisar de :
- 1 kg de batata
- 1 linguiça calabresa
- 500 g de carne moída
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho
- 3 tomates
- 50 g de manteiga
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 saquinho de queijo ralado
- Azeitona a gosto
- Molho de tomate a gosto
Preparo:
Primeiramente tempere a carne moída com um pouco de sal e um dente de alho triturado, corte a linguiça e os tomates em cubinhos bem pequenos. Reserve.
Descasque as batatas corte ao meio, cozinhe com água e sal por uns 15 minutos ou até amaciar.
Depois de cozidas, amasse bem, junte o creme de leite e meio saco do queijo ralado. Misture bem e reserve.
Obs: Antes de misturar o purê com o creme de leite, o pulo do gato é dar uma leve refogada em 2 cabecinhas de alho na margarina. Aí sim, adiciona o purê com o creme de leite.
Recheio:
Refogue a cebola e dê uma dourada junta com a linguiça picadinha.
Em seguida junte a carne moída e deixe fritar bem, pra ficar bem moreninha. Acrescente os tomates e em seguida as azeitonas.
Por fim, acrescente o molho de tomate (ela colocou a gosto, tem gente que prefere menos vermelhinho ou mais vermelhinho, vai de cada um!).
Prove um pouco para ver o sal, caso coloque muito molho de tomate é bom jogar um pouquinho de açúcar para quebrar a acidez.
Obs: A carne moída bem sequinha viu gente! Afinal, não queremos um molho a bolonhesa.. rs
Montagem:
Em um refratário , faça uma camada com a metade do purê, coloque todo o recheio e em seguida o restante do purê.
Jogue o restante do queijo ralado por cima. Leve ao forno até gratinar.
Pode ser servido com arroz branco e uma saladinha. Para os mais bravos, uma pimentinha em cima vai muito bem!
Tô falando que é lamber os beiços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtualizado!
Excluir