segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Arriba México... Sí Senor!

Hoje vamos para o México! 

Infelizmente ainda não fui para o México e hoje não teremos um post de viagem,sendo assim, antes de falar um pouco sobre o restaurante da semana, vamos conhecer um pouquinho sobre a culinária desse incrível país. 

A comida mexicana descende dos povos maias e astecas, e que a partir do século XV se misturou com a diversidade do colonizador europeu, dando destaque para a Espanha. A diversidade de pratos é muito grande, pois a vegetação local é muito utilizada: as especiarias e as carnes que transformam os pratos típicos em verdadeiras mistura de sabores. Ela é, sem sombra de dúvida, umas das mais ricas do mundo, em termos de proteínas, vitaminas e minerais.

A base da culinária mexicana é o milho, ele é a base para o principal prato do país, a tortilla, que é considerada o "Pão do México". Esse prato se tornou popular e ganhou o mundo com diversas versões. Além do milho, existem outros dois produtos bem básicos:  o feijão e o chilli.

Agora vamos lá.....o Chilli, as famosas pimentas. Gente, pimenta é amor! Ela reina na culinária mexicana, onde é difícil encontrar pratos sem ela, até em balas e pirulitos a pimenta está presente e quem não está presente no post de hoje, é o Junior. Ele detesta pimenta, passa longe de qualquer lugar mexicano, até linguiça calabresa ele evita (confesso que adoro temperar as coisas com pimenta do reino e sempre coloco escondido dele!). Então, se você gosta de um pouco de pimenta, nunca peça uma comida mexicana caprichada, pois eles capricham.
A pimenta vem em todos os tipos, cores e ardências e coloquei uma listinha das mais utilizadas:


Jalapeño 
Consumidas verdes ainda. São utilizados em diversas formas: na massa de pães, em molhos, carnes, recheados, à milanesa, no pico de gallo, além de cortados em rodelas que muita gente gosta de jogar por cima da comida. 

A pimenta jalapeño é original da cidade de Xalapas, no México

Poblano 
Utilizada seca (conhecida como Ancho) tem sabor doce e suave, não é tão forte. 

 
A pimenta poblano vem da cidade de Puebla, no México e é a que mais parece com o tamanho e formato de um pimentão verde.

Tabasco 
A polpa é usada no preparo de peixes e frescas são adicionadas a saladas. Além de seu sabor inconfundível, ela é a favorita devido a quantidade de extrato que cada fruto produz, apesar de suas pequenas dimensões (convenhamos que é a minha favorita!)

Originalmente cultivada em Tabasco, no México, foi levada para Luisiania, nos EUA, onde é utilizada no preparo do famoso molho Tabasco.

Chipotle
De cor marrom escura, é utilizada seca, no tempero de carnes e também em alguns tipos de peixes. O nome chilpotle vem da antiga palavra Nahuatl, que literalmente significa “pimenta defumada”.
Após ser seca em defumador, a pimenta passa por um processo de reidratação em azeite extra-virgem e posteriormente é processado o molho.


Existem outras dezenas mais de pimentas, mas estou dando apenas um pequeno tempero ao blog. Em relação as comidas típicas todo mundo conhece, ou já ouviu falar de uma grande variedade, abaixo uma pequena relação dos mais conhecidos:


Tortilla
Um disco fininho feito de trigo ou milho (maiz), parecido com uma massa de panqueca. Serve de base para vários outros pratos e combinações.




Guacamole
Pasta de abacate temperado que serve de acompanhamento para praticamente todos os pratos (eu particularmente não gosto, detesto abacate!).




Quesadillas
São tortillas com recheio basicamente de queijo, podendo ser recheada com diversos ingredientes.



Tacos
São tortillas recheadas com carnes, pimentas, cebola, guacamole, entre outros. São super crocantes (fritos ou assados).



Burrito
É feito com uma tortilla enrolada, com apenas um recheio: carne (de boi, frango ou porco). Curiosidade é que em outros países, os recheios incluem outros ingredientes como arroz, feijão, alface, tomates, salsa, guacamole, queijo e creme, desviando-se assim do tradicional.


Nachos
São tortillas de milho crocantes, feitas em formato triangular. Podem ser acompanhados de diversos molhos e queijo. Ultimamente muitos visto nos restaurantes cobertos com queijo e chilli (adoro!)




Acho que agradei até agora correto? E vamos ao que interessa.

Antes de mais nada, quero agradecer a estreante convidada da semana: Manoela Vivacqua, minha irmã mais nova. Era dia de semana e voltávamos para casa, o trânsito do Rio Janeiro cada vez pior, decidimos descer no meio do caminho para esperar um pouco. O que no restava era jantar e fomos ao recém inaugurado Sí Señor! 


Conhecido por ser super badalado em São Paulo, esse restaurante inaugurou primeiramente na Zona Sul do Rio e abriu recentemente mais uma loja no shopping New York City Center, na Barra da Tijuca.


A decoração é inspirada na cidade de Santa Fé, no Sul dos Estados Unidos e achamos muito bacana mesmo. É bem organizado e o logo de cara adoramos o cardápio!




Imitando um disco de vinil.


Para beber, Manoela pediu um Chopp Heineken (R$6,90) que vem em tulipa personalizada da casa (e eu apenas uma Acquafresh, não estava afim de beber). Querendo comer o cardápio inteiro, fizemos nosso pedido: Tacos (o prato vem com três, escolhemos dois de carnitas e um de carne) e Jalapeño poppers (6 bolinhos empanados de pimenta jalapeña e queijo, servido com molho barbacue).




Sinceramente, estava uma delícia sim, mas ainda ficamos com fome. Comeria uns 10 desses bolinhos maravilhosos e super apimentados (do jeito que eu gosto!). Sendo assim, próximo pedido: Chili fries (batata frita coberta com chilli cheddar, servida com molho barbacue).




Agora sim, isso sim é batata! Deveríamos ter pedido a batata logo de cara ou então um prato individual para cada uma. Mas enfim, a batata é deliciosa (tem carne e feijão, viu) e definitivamente ficamos satisfeitas (menos com a conta). E assim Manô me deu o seguinte comentário sobre Sí Señor! : 

"Já havia ouvido falar do restaurante. Adoro comida mexicana, então quando soube que ele havia chegado ao Rio, não pensei duas vezes. Chegando lá, a decoração e o cardápio são bem atrativos, opções variadas. Porém, quando os pratos chegaram, pude notar que as porções eram pequenas, quase uma degustação, e olha que me satisfaço com pouco. Diante disso, posso dizer que deixou a desejar, além deu ter sentido falta da famosa michelada ou como alguns dizem, cozumel (a tradicional cerveja com limão e sal), posso afirmar que a experiência foi razoável, pequenas porções e preço salgado."

A minha conclusão é que a comida é muito boa, mas também achei pequenas as quantidades. Eu voltaria sim, afinal é tão difícil achar um restaurante mexicano bom por aqui.

A dica é pedir logo um pratão (rsrsrs) ou então ir com muitas pessoas e pedir os combos, assim a divisão pra cada um não vai ficar tão pesada!

4 comentários:

  1. Excelente o post, só acho que faltou falar do principal TEQUILAAAAAAAAAAA!!!!
    Aquele destilado esperto feito da Agave azul, planta que só nasce no solo vulcânico do méxico, ja tentaram plantar em outras áreas, mas não tem jeito!
    Dizem os mais experientes e historiadores que o Capeta pisou naquelas terras, por isso só nasce la!
    A informação tem fundamento, pq com certeza essa bebida não é de Deus! HUAHAUHUAHAUHAUHAUHUA

    ResponderExcluir
  2. Poxa!!!!!!! Pedir batata frita no Sí Senor???? Tanta coisa deliciosa!
    Eu comi Fajitas de Filé Mignon, Tex Mex com EXTRA onion rings! Eu e meu namorado, quase sobrou de tanto que vinha! Experimente! Divino!

    ResponderExcluir