Simplesmente divino!
Para quem não conhece, cheesecake é um tipo de torta doce com recheio à base de queijo e cobertura de alguma fruta. Pois é, meio incoerente esse negócio de misturar doce com salgado na sobremesa, mas eu garanto... é bom demais!
Relatos históricos contam que a cheesecake foi servida na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos em 776 a.C e muito tempo depois os europeus levaram suas receitas para a América.
Foi lá que o cream cheese tornou-se um ingrediente indispensável, já que as primeiras cheesescakes eram feitas de queijo fundido e um produtor de leite de Nova Iorque, por acidente, criou o cream cheese. E que acidente!
É uma das sobremesas mais populares nos Estados Unidos e super tradicional em Nova Iorque. A massa é espessa e macia, são feitas em formas de 13 a 15 cm de altura, o que torna as fatias significativamente altas. Esse tipo de doce se popularizou nos anos 70 nos Estados Unidos e aí a variação de sabores passa a ser quase infinita.
Bom, eu nunca fui para Nova Iorque, nunca comi uma cheesecake tradicional da cidade (mas pretendo) e não tenho os ingredientes que eles usam por lá. O que tenho certeza é de que a receita a seguir é tão gostosa que torna uma das minhas sobremesas favoritas!
Então vamos lá!
Massa:
- 1 pacote e meio de biscoito maizena
- 200 g de manteiga sem sal
Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 200 g de cream cheese ou ricota fresca (dá pra misturar 100g de cada também)
- 12 gr de gelatina incolor sem sabor (um pacotinho)
Cobertura:
- Geléia de amoras (ou sabor de sua preferência)
- O quanto baste de água
Modo de fazer:
Triture os biscoitos no liquidificador ou microprocessador. Misture o biscoito já triturado com a manteiga formando uma massa. Com uma forma desmontável, forre o fundo e a lateral. Leve ao forno por 4 a 5 minutos à 180º e reserve.
Para o recheio, bata o leite condensado e o cream cheese por uns 5 minutos no liquidificador. Acrescente o creme de leite e a gelatina dissolvida em 5 colheres (sopa) de água aquecida no microondas por 30 segundos na potência alta. Bata por mais 5 minutos. Despeje o recheio na massa. Deixe esfriando na geladeira até ficar durinho.
Enquanto a torta esfria, é hora da cobertura! Agora é a gosto gente...
Em uma tigela pegue a geléia de sua preferência (frutas vermelhas, framboesa, morango, uva e etc.... eu prefiro a de amora!) e coloque a quantidade que ache necessária. Não aconselho usar o pote todo senão transborda, no meu caso eu pego metade do pote ( eu gosto da geléia da queensberry, o pote tem 320g). Como a geléia tem essa textura mais grossa, misturamos ela com um pouco de água e nesse caso vai do gosto também. Eu misturo com umas 7 ou 8 colheres (sopa) de água até ficar com uma textura mais líquida (mas nem tanto!), uma textura meio "calda". Assim está pronta a cobertura.
Retire a torta da geladeira, jogue a cobertura por cima e delicie-se!
Obs: a máquina não ajudou muito na foto, mas acabou tudo em 10 minutos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário